“A cadeia de valor deverá contar com mais de 100 fornecedores instalados em Pernambuco, desenvolvendo e produzindo componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, descarbonizando a mobilidade e gerando novos empregos na região”, informou a montadora.
Inaugurado em 2015, o polo automotivo da companhia é responsável pela produção de quatro de seus principais modelos: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. O local também concentra o desenvolvimento de novas tecnologias — que se somam agora “aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação”.
Da saída da Ford ao recorde de investimentos: o que reacendeu o ânimo das montadoras no Br
O principal destino dos R$ 30 bilhões divulgados pela Stellantis — o maior valor já anunciado por uma única montadora no país — será o desenvolvimento de tecnologia bio-hybrid, modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol.
Entre 2025 e 2030, a previsão é que sejam criadas:
- 4 novas plataformas (bio-hybrid);
- 40 novos modelos de veículos;
- 8 powertrains (grupo motopropulsor do veículo).
Segundo Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, a empresa mira sobretudo clientes brasileiros de classe média, seu principal público consumidor.
A montadora também projeta, ao todo, 10 novos veículos em 2024. Além dos já lançados Fiat Titano e Jeep Compass e Commander com motor Hurricane, a companhia terá:
- o Citröen Basalt, cujo lançamento já foi anunciado;
- o Novo Peugeot 2008, divulgado nesta semana;
- e outros cinco modelos que serão anunciados ao longo do ano.
Novo Peugeot 2008 — Foto: Divulgação/Stellantis
Investimentos na América do Sul — e modelo inédito na Argentina
Além dos R$ 30 bilhões em investimentos no Brasil, a Stellantis informou que irá destinar R$ 2 bilhões à Argentina até 2030.
Entre as novidades, a montadora também anunciou o início da produção do Novo Peugeot 2008 em El Palomar, na Argentina. Esse será o primeiro veículo SUV fabricado pela Stellantis no país.
Segundo a companhia, serão investidos mais de US$ 270 milhões (R$ 1,3 bilhão) para produzir o novo modelo, que se somarão aos US$ 320 milhões (R$ 1,6 bilhão) já investidos na transformação industrial de El Palomar e na implementação da plataforma modular CMP — base para a produção de modelos compactos.